Biomédico e Anatomista (UERJ) - Mestre em Morfologia e Biologia Celular (FMRP/USP)

Anatomia dos Sistemas


AULA 1 - APARELHO CIRCULATÓRIO
Conjunto formado por órgãos e estruturas responsáveis pela circulação de líquidos (sangue e linfa) dentro de tubos fechados, chamados de vasos.
Divisão anatômica do sistema circulatório:
1.Sistema sanguíneo – formado por vasos sanguíneos e coração.
2.Sistema linfático – formado por vasos linfáticos e órgãos linfoides.
Sistema sanguíneo: conjunto formado pelos vasos sanguíneos e coração por onde circula o sangue.
Sistema sanguíneo
Principais tipos de vasos sanguíneos:
1.Artérias – são vasos sanguíneos responsáveis por distribuir o sangue do coração para o organismo.
2.Veias – são vasos sanguíneos responsáveis por devolver o sangue do organismo para o coração.
3.Capilares – são vasos sanguíneos microscópicos responsáveis pela troca metabólica entre o sangue e os tecidos corporais.
Principais funções do sangue:
1.Transporte de substâncias (nutrientes, vitaminas, sais minerais, refugos metabólicos e gases).
2.Controle da temperatura corporal.
3.Defesa do organismo contra infecções.
Coração:Órgão muscular cavitário responsável por manter o sangue circulando. Está localizado no espaço entre os dois pulmões chamado mediastino médio, predominando na metade esquerda da cavidade torácica.
Anatomia externa do coração:
O coração apresenta forma de cone com seu ápice direcionado para baixo, para frente e para a esquerda e uma base onde são observados os seguintes vasos:Veias cavas (superior e inferior), veias pulmonares, artéria aorta e artéria troncopulmonar.
Envoltórios do coração: O coração é quase completamente envolvido pelos pericárdios fibroso e seroso. A região dos vasos da base não apresenta pericárdio.
1.O pericárdio fibroso (saco fibroso) é mais externo e resistente estando preso ao diafragma e ao esterno, assim mantém o coração na sua posição anatômica.
2.O pericárdio seroso é um saco fechado e fino que reveste internamente o pericárdio fibroso (folheto parietal) e externamente o coração (folheto visceral) apresentando uma película de liquido pericárdico permitindo o deslizamento entre os dois folhetos o que facilita o movimento cardíaco durante as contrações.
Vascularização do coração:
O coração tem sua irrigação nutridora feita pelas artérias coronárias, ramos da artéria aorta ascendente. O sangue venoso do coração é drenado para o seio coronário que o lança no átrio direito.
Anatomia interna do coração:
Internamente o coração apresenta quatro câmaras separadas por septos completos (interatrial e interventricular) e incompletos providos de valvas (atrioventriculares). Os átrios representam às câmaras receptoras de sangue e os ventrículos às câmaras ejetoras. Cada cavidade esta relacionada com um dos vasos da base:
1.Átrio direito – recebe sangue venoso das veias cavas.
2.Átrio esquerdo – recebe sangue arterial das veias pulmonares.
3.Ventrículo direito – lança sangue venoso na artéria tronco pulmonar.
4.Ventrículo esquerdo – lança sangue arterial na artéria aorta.
Os septos atrioventriculares apresentam dispositivos chamados de valvas que impedem o retorno do sangue para os átrios durante a contração dos ventrículos.
O coração apresenta duas valvas atrioventriculares de circulação interna que impedem o retorno do sangue para os átrios durante a contração (sístole) dos ventrículos:
1.Valva tricúspide - localizada entre o átrio e o ventrículo direito.
2.Valva bicúspide ou mitral - localizada entre o átrio e o ventrículo esquerdo.
O coração apresenta duas valvas de circulação externa que impedem o retorno do sangue para os ventrículos durante o relaxamento (diástole) dos ventrículos:
1.Valva aórtica - impede que o sangue lançado na aorta retorne para o ventrículo esquerdo.
2.Valva pulmonar - impede que o sangue lançado no tronco pulmonar retorne para o ventrículo direito.
Sistema elétrico ou de condução do coração:
O coração apresenta um sistema elétrico próprio chamado de sistema de condução responsável por manter contrações alternadas de sua musculatura. Sendo este sistema formado pelas seguintes estruturas:
1.Nó sinoatrial - responsável por manter o ritmo cardíaco.
2.Feixes internodais - responsável pela contração dos átrios.
3.Nó atrioventricular -responsável pela contração dos ventrículos.
4.Feixe atrioventricular- responsável pela condução elétrica para os ventrículos.
5.Ramos direito e esquerdo - responsável pela condução elétrica em cada ventrículo. 
Obs. O sistema nervoso central é responsável pelo controle da freqüência cardíaca através dos nervos simpáticos que aceleram e do nervo vago que diminui a freqüência.
Tipos de circulação - Existem quatro tipos principais de circulação:
1.Pequena circulação ou circulação pulmonar - se inicia no ventrículo direito onde o sangue venoso sai pelo tronco pulmonar que se divide em duas artérias pulmonares entregando o sangue aos pulmões. Após a hematose o sangue arterial retorna ao coração por quatro veias pulmonares que entregam o sangue no átrio esquerdo.
2.Grande circulação ou circulação sistêmica - se inicia no ventrículo esquerdo onde o sangue arterial sai pela artéria aorta e se distribui para todo o organismo através de seus ramos. O sangue venoso proveniente do organismo é devolvido ao coração pelas veias cavas que entregam o sangue no átrio direito.
3.Circulação portal - tipo de circulação onde se observa uma veia entre duas redes de capilares. Existe no fígado (veia porta-hepática) e na hipófise (veia portahipofisário).
4.Circulação colateral - tipo de circulação onde se observa a união entre vasos sanguíneos (artérias ou veias). Esse tipo é clinicamente importante porque a união arterial impede que ocorra um bloqueio total do sangue para um órgão quando uma das artérias for obstruída.
Sistema linfático
Sistema auxiliar de drenagem formada por vasos linfáticos por onde circula a linfa e pelos órgãos linfóides (baço e linfonodos).
Principais funções do sistema linfático:
1.Defende o organismo contra infecções.
2.Remove o excesso de liquido intersticial evitando edema.
3.Facilita a absorção de lipídeos do intestino para o sangue.
Órgãos linfóides:
1.Linfonodos ou gânglios linfáticos - servem para remover da linfa bactérias, vírus, fungos e etc. para serem destruídos.
2.Baço – serve para remover do sangue bactérias, vírus, fungos e etc. para serem destruídos.
PRINCIPAIS TRONCOS ARTÉRIAS, VENOSOS E LINFÁTICOS
Principais ramos da artéria aorta
1.Ramos da aorta ascendente: pequeno trajeto que começa na saída do ventrículo esquerdo e termina ao nível do ângulo esternal.
A.Artérias coronárias direita e esquerda.
2.Ramos do arco aórtico: trajeto curvado para a esquerda no qual o trajeto muda de ascendente para descendente.
A.Tronco arterial braquiocefálico.
B.Artéria carótida comum esquerda.
C.Artéria subclávia esquerda.
3.Ramos da aorta torácica: parte da aorta que vai do arco aórtico até a 12ª vértebra torácica para atravessar o hiato aórtico do músculo diafragma.
Ramos viscerais: A.Artérias brônquicas.
B.Artérias esofágicas.
C.Artérias mediastinais.
D.Artérias pericárdicas.
Ramos parietais: A.Artérias intercostais posteriores.
B.Artérias subcostais.
C.Artérias frênicas superiores.
4.Ramos da aorta abdominal: parte que começa ao nível da 12ª vértebra lombar e termina ao nível da 4ª vértebra lombar quando se divide nas artérias ilíacas comuns direita e esquerda.
Ramos viscerais:
A.Artéria celíaca ou tronco celíaco - origina as artérias gástrica esquerda, hepática comum e esplênica.
B.Artérias mesentéricas superior e inferior.
C.Artérias renais.
D.Artérias gonadais.
Ramos parietais: A.Artérias frênicas inferiores.
B.Artérias lombares.
C.Artérias subcostais.
D.Artéria sacral mediana.
Ramos terminais: Artérias ilíacas comuns.
Formação dos principais troncos venosos
1.Sistema de veias cavas:
Veia cava superior: se origina da união entre dois troncos venosos braquiocefálicos (direito e esquerdo). Cada tronco venoso braquiocefálico se forma pela união entre a veia subclávia e a veia jugular interna. As veias subclávias recebem sangue dos membros superiores e as veias jugulares internas recebem sangue da cabeça e pescoço.
Veia cava inferior: se origina pela união das veias ilíacas comuns (direita e esquerda) que recebem sangue da pelve e dos membros inferiores.
2.Sistema de veias ázigo:
As veias do sistema ázigo recolhem sangue das paredes do tórax e do abdome. As veias lombares ascendentes recebem sangue da parede abdominal e as veias intercostais posteriores recebem o sangue da parede torácica. A veia ázigos se localiza do lado direito da coluna vértebra se forma pela união entre as veias lombar ascendente direita e subcostal direita e desemboca na veia cava superior.
As veias hemiázigos e hemiázigos acessória se localizam do lado esquerdo da coluna vertebral.
A veia hemiázigos se forma pela união entre as veias lombar ascendente esquerda e subcostal esquerda e desemboca na veia ázigos. A veia hemiázigos acessória drena o sangue para a veia ázigo ou hemiázigos.
Principais troncos linfáticos
1.Ducto linfático direito: Esse ducto percorre a borda medial do músculo escaleno anterior na base do pescoço para desembocar na junção da veia subclávia direita com a veia jugular interna direita. Seu orifício apresenta duas válvulas semilunares, que evitam a passagem do sangue venoso para o ducto. Esse ducto conduz a linfa proveniente da metade direita da cabeça, do pescoço e do tórax, do membro superior direito, do pulmão direito, do lado direito do coração e da face diafragmática do fígado para o sangue.
2.Ducto torácico: Conduz a linfa da maior parte do corpo para o sangue. É o tronco comum a todos os vasos linfáticos, exceto os vasos linfáticos que drenam para o ducto linfático direito. O ducto torácico começa ao nível da segunda vértebra lombar, no abdome, por uma dilatação chamada cisterna do quilo, entra no tórax através do hiato aórtico do diafragma e sobe entre a aorta e a veia ázigos. Termina por desembocar no ângulo formado pela junção da veia subclávia esquerda com a veia jugular interna esquerda conduzindo a linfa para o sangue venoso.

AULA 2 - APARELHO RESPIRATÓRIO
Conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pelo transporte do ar e pela hematose, ou seja, troca gasosa entre o sangue e o ar.
A respiração é uma atividade biológica que apresenta duas etapas:
1.Etapa ativa - representada pela inspiração sendo, que depende da contração do músculo diafragma respiratório.
2.Etapa passiva - representada pela expiração sendo, que depende da força elástica dos pulmões.
Principais tipos normais e patológicos de respiração:
1.Eupnéia - é a respiração em repouso, ou seja, sem atividade física.
2.Taquipnéia - é a respiração rápida e superficial.
3.Bradipnéina - é a respiração lenta e profunda.
4.Dispnéia - é a dificuldade em respirar.
5.Apnéia - é a parada temporária da respiração.
Divisão anatômica do aparelho respiratório
Anatomicamente o aparelho respiratório é dividido em duas partes: parte condutora de ar, formado pelas vias aéreas: superior e inferior e uma parte respiratório, formada pelos pulmões.
Parte condutora de ar - formada pelas vias aéreas: superiores e inferiores.
Vias aéreas superiores - estão localizadas na cabeça:
1.Nariz - estrutura mediana da cabeça que apresenta uma parte externa, localizada na face, nariz externo, com forma de pirâmide triangular e apresentando duas aberturas chamadas narinas; e uma parte interna, cavidade nasal, dividida em duas metades pelo septo nasal. Na parte posterior dessa cavidade temos as coanas que são aberturas de comunicação com a faringe.
As funções do nariz são: condução, aquecimento, umedecimento e filtração do ar além da olfação.
2.Faringe - tubo muscular associada aos aparelhos respiratório e digestório apresentando três partes anatômicas contínuas: nasofaringe (superior), orofaringe (média) e laringofaringe (inferior). A nasofaringe se comunica com a cavidade nasal através das coanas e apresenta uma abertura chamada óstio faríngeo da tuba auditiva que comunica a nasofaringe com o ouvido médio. A orofaringe se comunica com a cavidade bucal através do istmo das fauces e, portanto, recebe o alimento vindo da boca. A laringofaringe se continua com o esôfago e corre posterior à laringe onde também se comunica pela abertura chamada ádito da laringe.
As funções da faringe são: conduzir o ar e conduzir os alimentos.
Vias aéreas inferiores - estão localizadas no pescoço e no tórax:
1.Laringe - órgão curto localizado entre a faringe e a traquéia formada por músculos e principalmente por cartilagens. As cartilagens ímpares da laringe são: epiglote, tireóide e cricóide; e as cartilagens pares são: aritenóides, corniculadas e cuneiformes. O músculo mais importante desse órgão é o vocal responsável pela produção da voz.
As funções da laringe são: conduzir o ar e produzir a voz (fonação).
2.Traquéia - órgão tubular, localizado no mediastino superior, é formada principalmente por vinte anéis cartilaginosos incompletos fechados posteriormente pelo músculo traqueal. A traquéia mede aproximadamente dez centímetros e termina numa bifurcação chamada Carina, onde se inicia os dois brônquios principais ou primários. A única função da traquéia é conduzir o ar.
3.Brônquios - os brônquios principais direito e esquerdo, penetram nos pulmões através do hilo pulmonar conduzindo o ar através de suas ramificações cada vez mais finas chamadas árvore brônquica. Os brônquios principais (brônquios primários) se dividem em brônquios lobares (brônquios secundários) três à direita e dois à esquerda e esses por sua vez se dividem em brônquios segmentares (brônquios terciários) que suprem os segmentos broncopulmonares. Nesses segmentos ocorrem diversas divisões até chegarem ao nível de ductos alveolares onde se expandem nos alvéolos. O alvéolo pulmonar é a unidade funcional de troca gasosa (hematose).
A única função dos brônquios é conduzir o ar.
Obs.Os brônquios principais apresentam as seguintes características anatômicas:
1.Brônquio principal direito - é mais curto, mais calibroso e mais vertical.
2.Brônquio principal esquerdo - é mais longo, mais fino e mais horizontal.
Parte respiratória - formada pelos pulmões que estão localizados no tórax e são responsáveis pela hematose, ou seja, troca gasosa entre o sangue e o ar.
Pulmões - Os pulmões apresentam forma cônica, com ápice, base, faces (costal, mediastinal e diafragmática), margens (anterior, posterior e inferior)e lobos separados por fissuras. Este par de órgãos está apoiado sobre o diafragma, protegidos pelas costelas e estão separados um do outro em grande parte, pelo coração.
Obs. Na face mediastinal os pulmões apresentam uma abertura chamada hilo pulmonar por onde passam as estruturas que formam o pedículo pulmonar (brônquios principais, nervos, vasos linfáticos, artéria e veias pulmonares).
O pulmão direito apresenta três lobos (superior, médio e inferior) separados por duas fissuras (horizontal e obliqua). Já o pulmão esquerdo apresenta dois lobos (superior e inferior) separados pela fissura obliqua. Os lobos, por sua vez, apresentam-se divididos em segmentos broncopulmonares, conforme a ramificação dos brônquios. O segmento broncopulmonar pode ser definido como sendo a porção do pulmão onde determinado brônquio se distribui.
Os pulmões estão revestidos externamente por uma membrana fina chamada de pleura. A pleura reveste a cavidade torácica internamente (pleura parietal) e os pulmões externamente (pleura visceral). Essas membranas são continuas na região do hilo do pulmão. Entre elas, existe um espaço virtual denominado de espaço pleural, onde a pressão é negativa. Nesse espaço existe pequena quantidade de líquido pleural que facilita os movimentos pulmonares durante a respiração, podendo estar aumentando em condições patológicas (pneumotórax, hidrotórax etc.).

AULA 3 - APARELHO DIGESTÓRIO
Conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela atividade biológica da digestão. Digestão corresponde ao processo químico de retirada dos nutrientes para posterior absorção.
Divisão anatômica - Anatomicamente o aparelho digestório é dividido em canal alimentar, tubo longo de aproximadamente 7.0 metros que começa na boca e termina no ânus e glândulas anexas, formadas pelas glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Canal alimentar:
1.Boca- primeira parte do canal alimentar apresentando uma abertura anterior limitada pelos lábios (rima bucal) e uma abertura posterior em comunicação com a faringe (istmo das fauces).
A boca apresenta 2 partes anatômicas separadas pelos arcos dentários:
A.Vestíbulo bucal - entre as arcadas dentárias e as bochechas e lábios.
B.Cavidade bucal propriamente dita - situada atrás das arcadas dentárias.
Obs. essas duas partes se comunicam pelo espaço retromolar. Na boca se forma o bolo alimentar pela ação dos dentes, da língua e da saliva.
O ser humano apresenta duas dentições: uma dentição primária com 20 dentes e outra dentição secundária ou permanente com 32 dentes.
Os dentes são estruturas rígidas do esqueleto que apresenta como funções: fragmentar os alimentos, participar da formação das palavras, sustentar e proteger a gengiva.
A língua é um órgão muscular que apresenta diferentes papilas gustativas em sua superfície (valadas, foliadas, filiformes e fungiformes). Suas principais funções são: gustação, deglutição, auxiliar na mastigação e participar da formação das palavras.
A saliva que é produzida pelas glândulas salivares apresenta as seguintes funções: esfriar os alimentos, iniciar a digestão do alimento, manter a boca úmida, facilitar a mastigação e também facilitar a deglutição.
2.Faringe - órgão muscular que serve para conduzir o ar e os alimentos apresentando três  partes anatômicas: A.Nasofaringe - se comunica com a cavidade nasal através das coanas. B.Orofaringe - se comunica com a cavidade bucal através do ístmo das fauces. C.Laringofaringe - se comunica coma laringe através da ádito da laringe e se continua com o esôfago.
3.Esôfago - órgão muscular em forma de tubo com 25 cm de comprimento que começa no pescoço atravessa o tórax entre a coluna vertebral e a traquéia e termina no abdome.
O esôfago apresenta três partes: A.Cervical (localizada no pescoço), B.Torácica (localizada no tórax) e C.Abdominal (localizada no abdome).
O esôfago apresenta três estreitamentos clinicamente importantes quando se introduz instrumentos no estômago pelo esôfago:
A.Estreitamento faringo-esofágico - feito na transição faringe-esôfago (clinicamente chamada de esfíncter superior do esôfago).
B.Estreitamento bronco-aórtico - feito pelo arco aórtico e depois pelo brônquio principal esquerdo.
C.Estreitamento diafragmático - feito pelo diafragma quando o esôfago passa pelo hiato esofágico.
Ao passar pelo hiato esofágico, ganha a cavidade abdominal para terminar no estômago. Sua função é de conduzir o alimento da faringe para o estômago.
4.Estômago - órgão muscular em forma de bolsa, sendo considerado a parte mais dilatada do canal alimentar, que se segue ao esôfago apresentando duas aberturas (óstio cárdico e óstio pilórico), duas curvaturas (menor e maior) e as seguintes partes anatômicas:
A.Cárdia - parte que apresenta o óstio cárdico que funciona como esfíncter regulando a entrada do bolo alimentar vinda do esôfago.
B.Fundo - parte superior dilatada, que armazena ar.
C.Corpo - parte principal, onde se forma o quimo.
D.Antro-piloro - com forma de funil, apresentando o antro pilórico (região larga) e o canal pilórico (região estreitada) e que apresenta o esfíncter pilórico por onde passa o quimo para o duodeno.
Suas funções são de iniciar a digestão das proteínas, armazenar o alimento e formar o quimo que é a modificação do bolo alimentar depois da ação do suco gástrico.
5.Intestino - é a parte final do canal alimentar com 6.0 metros de comprimento aproximadamente sendo, dividido anatomicamente em duas partes:
A.Intestino delgado - tem como características ser mais fino, mais móvel, mais vascularizado e mais comprido (4,5 metros), começando no piloro e terminando na junção ileocólica. E que anatomicamente apresenta três partes: A1.Duodeno - local que se segue ao estômago onde são lançados o suco pancreático e a bile sendo responsável pela digestão final dos alimentos. A2.Jejuno - local onde ocorre a maior parte da absorção dos nutrientes. A3.Íleo - parte final do delgado onde também ocorre a absorção de nutrientes.
B.Intestino grosso - tem como características: ser mais calibroso, mais curto, menos móvel e menos vascularizado. Tem 1,5 metros de comprimento, apresentando saculações (haustros), apêndices epiplóicos (bolsinhas de gosrdura) e tênias que são fitas musculares que percorrem o intestino grosso em toda sua extensão.
Anatomicamente apresenta quatro partes: B1.Ceco – apresenta o apêndice vermiforme. B2.Colos (ascendente, transverso, descendente e sigmóide) – parte principal onde ocorre absorção de água e sais minerais. B3.Reto – Parte dilatada e B4.Canal anal que termina em uma abertura chamada ânus.
O intestino grosso apresenta como funções produzir serotonina e a vitamina K que ajuda na coagulação do sangue, absorver água e sais minerais e formar o bolo fecal que vai ser armazenado até o momento de sua eliminação.
Glândulas anexas do aparelho digestório:
1.Glândulas salivares - existem numerosas pequenas glândulas na mucosa da boca porém as principais são as chamadas glândulas extraparietais (parótidas, sublinguais e submandibulares) sendo responsáveis pela produção de 1.0 litro de saliva por dia em média. As glândulas parótidas liberam saliva mais fluida no vestíbulo bucal ao nível de segundo molar superior. As glândulas sublinguais e submandibulares liberam a saliva na cavidade própria da boca próximo ao freio da língua.
2.Fígado - é a maior glândula do corpo humano, localizado no hipocôndrio direito apresenta uma face diafragmática, em contato com o músculo diafragma e uma face visceral em contato com órgãos abdominais.
Na face visceral podemos observar quatro lobos: direito (maior), esquerdo, quadrado e caudado. Entre os lobos quadrado e caudado temos o hilo hepático por onde passam os elementos do pedículo hepático: artéria hepática, veia porta, ducto hepático, nervos e linfáticos.
As funções principais do fígado são: formar a bile, armazenar glicogênio e depurar o sangue, transformando substâncias tóxicas em inócuas.
Obs. A bile produzida pelo fígado é armazenada e concentrada na vesícula biliar que vai ser responsável por lançar a bile no duodeno.
Obs. As vias biliares extra-hepáticas são compostas pela vesícula biliar, ductos hepáticos, ducto cístico e colédoco. É através delas que o fígado elimina catabólitos por ele depurados do plasma. Além disso, tem-se a eliminação dos sais biliares que auxiliam na digestão das gorduras dos alimentos com sua ação detergente.
3.Pâncreas - glândula mista, que apresenta a função de produzir hormônios (insulina e glucagon) além do suco pancreático rico em enzimas digestivas cerca de 1,5 litro por dia.

AULA 4 - APARELHO URINÁRIO
Todas as atividades orgânicas resultam na quebra de proteínas, lipídios e carboidratos ocasionando liberação de energia e formação de produtos tóxicos que devem ser eliminados do nosso organismo.
O aparelho urinário é uma das quatro formas excretoras que o corpo possui, as outras são: intestino grosso, pele e pulmões. Portanto, a urina é um dos veículos de excreção assim como as fezes, o suor e a expiração.
Divisão anatômica do aparelho urinário:
1.Parte formadora de urina - formada pelos rins.
2.Parte eliminadora de urina - formada pelas vias urinárias (ureteres, bexiga e uretra).
Parte formadora de urina:
O rim é um órgão par com formato de feijão pesando aproximadamente 120 gramas, está localizado junto à parede posterior do abdome sendo que o rim direito é mais inferior que o esquerdo devido à presença do fígado.
Peritônio: membrana serosa fina que reveste internamente a cavidade abdominal apresentando uma cavidade com pequena quantidade de líquido peritoneal. Suas funções são de facilitar o movimento das vísceras abdominais e manter os órgãos abdominais em suas posições anatômicas.
De acordo com o peritônio os órgãos podem ser: 1.Peritonizados - quando quase completamente envolvidos pelo peritônio. Exemplos: fígado e estômago. 2.Retroperitonizados - quando o peritônio passa pela frente do órgão. Exemplos: rim e pâncreas. 3.Subperitonizados - quando o peritônio passa por cima do órgão. Exemplos: bexiga e útero. 4.Intraperitonizado - quando o órgão se localiza na cavidade peritoneal. Exemplo: ovários.
O rim apresenta três funções básicas: 1.Formar urina - aproximadamente 1.0 litro por dia. 2.Controlar a pressão arterial - produz a renina que atua nos vasos sanguíneos. 3.Estimula a produção de hemácias - produz a eritropoetina que atua na medula óssea vermelha.
Anatomia externa do rim: Cada rim apresenta duas faces (ventral e dorsal), duas bordas (lateral e medial) e dois pólos (superior e inferior).
Obs. O pólo superior apresenta a glândula adrenal. Na borda medial se observa uma abertura em forma de fenda vertical chamada hilo por onde entram e saem os elementos do pedículo renal (ureter, artéria renal, veia renal, nervos e vasos linfáticos).
Envoltórios do rim: Cada rim apresenta dois envoltórios anatômicos:
1.Cápsula renal - envoltório mais interno e fibroso colado na superfície externa no rim.
2.Cápsula adiposa - envoltório mais externo e gorduroso apresentando duas camadas de gorduras separadas pela fáscia renal: A-Gordura perirrenal - localizada por fora da cápsula renal se apresentando na forma líquida. B-Gordura pararrenal - localizada por fora da gordura perirrenal se apresentando na forma sólida.
Anatomia interna do rim: Quando cortamos o rim no plano frontal podemos observar uma área periférica mais clara chamada córtex renal, uma área central com faixas escuras (pirâmide renal) chamada medula renal. Entre as pirâmides temos faixas claras chamadas colunas renais. Ainda observamos internamente uma cavidade chamada seio renal onde se localizam os cálices renais e a pelve renal.
Parte eliminadora de urina (vias urinárias):
Ainda dentro do rim os pequenos cálices recolhem a urina das pirâmides renais conduzindo para os grandes cálices que se unem para formar a pelve renal (parte dilatada do ureter).
As vias urinárias são formadas basicamente pelos ureteres, bexiga e uretra:
1.Ureter - continuação afilada da pelve renal apresentando forma de tubo muscular com 30 cm de comprimento que tem a função de conduzir a urina para a bexiga.
Partes do ureter: cada ureter apresenta três partes: A.Parte abdominal - quando atravessa a cavidade abdominal. B.Parte pélvica - quando atravessa a cavidade pélvica. C.Parte intramural - quando atravessa a musculatura da bexiga. Apresenta o óstio do ureter.
Estreitamentos do ureter: cada ureter apresenta três estreitamentos que são locais de possíveis obstruções por cálculos renais:

A.Estreitamento pielo-ureteral - feito na transição entre a pelve renal e o ureter.

B.Estreitamento ilíaco - feito quando o ureter é cruzado pelos vasos ilíacos na abertura superior da pelve.
C.Estreitamento intramural - feito ao atravessarem a musculatura da bexiga.
2.Bexiga - órgão muscular oco, cuja a função é armazenar urina até o momento de sua eliminação. Sua forma e tamanho dependem da quantidade de urina armazenada. Na base da bexiga se observa uma área triangular, chamada trígono vesical, apresentando nos vértices posterior os óstios uretéricos e no vértice anterior o óstio interno da uretra.
3.Uretra - tubo fibromuscular que conduz a urina da bexiga para fora do corpo. Na mulher esse tubo tem aproximadamente 4 cm servindo apenas para eliminar urina e no homem tem aproximadamente 16 cm servindo para eliminar urina e sêmen.
A uretra masculina pelo seu comprimento maior apresenta quatro partes: A.Parte intramural - quando atravessa a musculatura da bexiga apresentando o óstio interno da uretra. B.Parte prostática - quando atravessa a próstata. C.Parte membranosa - quando atravessa a musculatura do períneo. D.Parte esponjosa - quando atravessa o corpo esponjoso do pênis apresentando o óstio externo da uretra.
A uretra feminina apresenta duas partes: A.Parte intramural - quando atravessa a musculatura da bexiga apresentando o óstio interno da uretra. B.Parte membranosa - quando atravessa a musculatura do períneo,apresentando o óstio externo da uretra.

AULA 5 - APARELHO GENITAL MASCULINO
O aparelho genital masculino é formado por um conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela reprodução no homem.
Anatomicamente o aparelho genital masculino é dividido em:
1.Genitália interna - formada pelos testículos e vias espermáticas.
2.Genitália externa - formada pelo pênis e bolsa escrotal.
3.Glândulas anexas - formada pela próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais.
Genitália interna - localizada na cavidade pélvica masculina.
1.Testículos - órgão par, de forma ovóide e achatado transversalmente de origem abdominal e que após o nascimento se localiza na bolsa escrotal; apresentando duas funções à partir da puberdade:
A. Produção do gameta masculino chamado espermatozóide.
B. Produção do hormônio masculino chamado testosterona.
Envoltórios do testículo - o testículo apresenta dois envoltórios principais de proteção:
A.Túnica albugínea - envoltório mais interno e fibroso que penetra no testículo formando compartimentos denominados lóbulos (250 lóbulos).
B.Túnica vaginal - envoltório mais externo que apresenta uma cavidade fechada (cavidade vaginal) contendo líquido com função de proteção.
Obs. Cada testículo ao descer até a bolsa escrotal é acompanhado de vasos sanguíneos, linfáticos, nervos e ducto deferente que em conjunto formam o funículo espermático.
2.Vias espermáticas - formada por um conjunto de canais responsáveis pela eliminação dos espermatozóides para fora do corpo masculino.
A.Epidídimo - estrutura localizada na margem posterior do testículo com a função de armazenar espermatozóides até o momento da ejaculação.
B.Ducto deferente - tubo fibromuscular com 30 centímetros de comprimento que começa na bolsa escrotal como continuação do epidídimo e na cavidade pélvica se une com o ducto da vesícula seminal para formar o ducto ejaculatório. Sua é função é conduzir os espermatozóides para o ducto ejaculatório.
C.Ducto ejaculatório - ducto formado pela união do ducto deferente com o ducto da vesícula seminal que vai atravessar a próstata para conduzir o sêmen para a uretra masculina.
D.Uretra - tubo fibromuscular com 16 centímetros de comprimento que pertence aos aparelhos urinário e genital cuja função é conduzir urina e sêmen para fora do corpo masculino.
Obs. O sêmen é formado por espermatozóides produzidos nos testículos e pelo plasma seminal produzido pela próstata e vesículas seminais.
Genitália Externa – Localizada por fora do corpo masculino.
1.Pênis - é o órgão de cópula masculino que tem a função de depositar no interior da genitália feminina interna o sêmen. O pênis apresenta duas partes:
A.Raiz - é a parte fixa que está presa na parte isquiática do quadril.
B.Corpo - é a parte livre coberta de pele que penetra na genitália feminina.
O pênis apresenta estruturas eréteis que se enchem de sangue preparando o homem para o ato sexual. São elas: A. Corpo esponjoso - é atravessado pela uretra esponjosa e apresenta uma dilatação anterior chamada de glânde com uma abertura chamada óstio externo da uretra. B.Corpos cavernosos - par de tubos trabeculados que armazena a maior parte do sangue durante a ereção peniana.
2.Bolsa escrotal - estrutura formada por pele e músculo, que apresenta duas cavidades internas onde ficam alojados os testículos, epidídimo e parte do funículo espermático. Além de proteger os testículos a bolsa escrotal apresenta uma musculatura (músculo dartos) que se contrai e relaxa dependendo da temperatura do corpo, mantendo assim constante a temperatura dos testículos, o que é importante para a espermatogênese.
Glândulas anexas:
1.Próstata - glândula situada embaixo da bexiga que é atravessada pela uretra prostática sendo, responsável por produzir 30% do plasma seminal.
2.Vesículas seminais - glândulas pares situadas atrás da bexiga sendo, responsável por produzir 60% do plasma seminal.
3.Glândulas bulbouretrais - par de pequenas glândulas responsáveis por limpar e mudar o pH da uretra antes da ejaculação.

AULA 6 - APARELHO GENITAL FEMININO
O aparelho genital feminino é formado por um conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela reprodução na mulher.
Anatomicamente esse aparelho é dividido em:
1.Genitália interna - formada pelos ovários, tubas uterinas, útero e vagina.
2.Genitália externa ou vulva - formada pelos grandes lábios, pequenos lábios, clitóris e bulbo do vestíbulo e monte púbico.
3.Glândulas anexas - formada pelas glândulas vestibulares e glândulas mamárias.
Genitália interna - localizada na cavidade pélvica feminina.
1.Ovários - órgão par localizado dentro da cavidade peritoneal (órgão Intraperitonizado) de forma ovóide com as funções de produzir ovócitos antes do nascimento e os hormônios estrogênio e progesterona após a puberdade.
2.Tubas uterinas - estruturas em forma de tubos com 10 cm de comprimento que apresentam quatro partes:
A.Infundíbulo - região com formato de funil apresentando fímbrias responsáveis por capturar os ovócitos pelo óstio abdominal da tuba.
B.Ampola - região mais dilatada onde geralmente ocorre a fecundação.
C.Ístmo - região mais estreitada próxima ao útero.
D.Intramural ou uterina- região que atravessa a musculatura do útero apresentando uma abertura para o útero chamada óstio uterino da tuba.
Obs. As duas funções da tuba uterina são: (1) transportar o ovócito do ovário para o útero e (2) é o local onde ocorre a fecundação.
3.Útero - órgão fibromuscular mediano, em formato de pêra localizado na pelve sendo, subperitonizado. Sua função é abrigar e proteger o feto até o nascimento.
Anatomicamente o útero apresenta quatro partes:
A.Fundo - parte arredondada e superior.
B.Corpo - parte principal e maior do útero.
C.Ístmo - parte estreitada entre o corpo e o colo.
D.Colo - parte localizada dentro da vagina, que apresenta óstio uterino.
Obs. A posição anatômica normal do útero é a ante-verso-flexão, ou seja, o corpo do útero está em ante-flexão com o colo uterino e, este em ante-versão com o eixo da vagina.
4.Vagina - tubo muscular mediano que se estende do colo uterino a vulva onde apresenta uma abertura chamada óstio da vagina.
A vagina apresenta três funções: A.Funciona como órgão de cópula que recebe o pênis. B.Serve para eliminar a menstruação. C. Serve como canal de parto para a saída do feto.
Obs. Nas virgens este óstio é parcialmente fechado por uma pele fina chamada hímen.
Genitália externa ou vulva - Localizada por fora do corpo feminino.
1.Monte púbico - estrutura mediana formada por pele e gordura que após a puberdade apresenta pelos. Sua função é basicamente de dar proteção mecânica as estruturas da vulva.
2.Grandes lábios - são duas pregas de pele grossa também com pelos após a puberdade que limitam um espaço chamado de rima do pudendo.
3.Pequenos lábios - são duas pregas de pele fina sem pêlos que limitam um espaço menor chamado vestíbulo da vagina.
Obs. O vestíbulo da vagina apresenta duas aberturas: o óstio externo da uretra (anterior) e o óstio da vagina (posterior).
4.Clitóris - estrutura erétil feminina que se enche de sangue para gerar prazer durante o ato sexual.
5.Bulbo do vestíbulo - estrutura erétil feminina com formato de ferradura localizada ao redor do óstio da vagina que se enchem de sangue gerando prazer durante a cópula.
Glândulas Anexas:
1.Glândulas vestibulares maiores - par de glândulas responsáveis pela lubrificação da vagina antes da cópula.
2.Glândulas mamárias - par de glândulas localizadas na parede anterior do tórax responsáveis pela produção de leite durante a gestação.

AULA 7 - SISTEMA ENDÓCRINO
Existem no organismo glândulas que são essenciais para a vida. Essas glândulas são chamadas de endócrinas ou de secreção interna, porque seus hormônios são lançados diretamente no sangue e possuem um efeito regulador nas atividades celulares.
Principais glândulas endócrinas:
1.Pineal - localizada no epitálamo entre os hemisférios cerebrais, produz o hormônio melatonina que apresenta como principal função regular o sono. A produção desse hormônio depende da ausência de luz, ou seja, durante a noite o escuro ativa a pineal que passa a produzir melatonina.
2.Hipófise - localizada na sela túrcica do ossos esfenóide embaixo do hipotálamo. É dividida em neurohipófise e adenohipófise.
Neurohipófise: serve apenas para armazenar e lanças no sangue os hormônios produzidos pelo hipotálamo: A.Oxitocina - estimula a contração uterina no parto e a liberação do leite durante a amamentação. B.Vasopressina (ADH)- antidiurético que aumenta a pressão arterial e evita a desidratação.
Obs. No diabetes insípidos ocorre a diminuição do ADH podendo a pessoa urinar até 20 litros por dia.
Adenohipófise: produz e secretas seus hormônios no sangue:
A.Tireotrofina ou TSH - estimula a produção de hormônios da glândula tireóide.
B.Adrenocorticotrofina ou ACTH - estimula a secreção de hormônios do córtex adrenal.
C.Hormônio folículo estimulante (FSH) - estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos e a produção de espermatozóides.
D.Hormônio luteinizante (LH) - estimula a ovulação e a produção de testosterona.
E.Prolactina - estimula o crescimento da mama e a produção de leite.
F.Somatotrofina (GH) - tem efeito anabólico promovendo o crescimento geral do corpo humano.
Obs. Na infância a baixa produção de GH causa o nanismo e a super produção o gigantismo. No adulto a superprodução causa a acromegalia.
3.Tireóide- localizada no pescoço, anteriormente à traquéia, produz os hormônios: A.Tiroxina (T4) - esse hormônio em grande parte se converte em T3. B.Triiodotironina (T3) - estimula os processos metabólicos promovendo o crescimento e a diferenciação celular. C.Calcitonina - reduz o cálcio sanguíneo inibindo sua liberação pelos ossos.
Obs. No hipertireoidismo (doença de Graves) o paciente é nervoso, taquicárdico, apresenta metabolismo elevado com emagrecimento, mãos trêmulas e exoftalmia.
Obs. No hipotireoidismo (mixedema) ocorre edema de pele abaixo dos olhos, lábios, dedos e pernas. Apresenta letargia com lentidão mental, ganho de peso e perda de cabelo acentuado.
Obs. Na infância a deficiência da tireóide causa o cretinismo (atraso físico e mental).
4.Paratireóide - formado por dois pares de pequenas glândulas localizadas atrás da glândula tireóide produzindo o hormônio chamado paratormônio que retira o cálcio dos ossos e aumenta sua concentração no sangue.
Obs.A vitamina D, produzida pela pele, é responsável por colocar o cálcio nos ossos.
5.Adrenal - localizada no pólo superior de cada rim apresenta duas partes produtoras de hormônios: o córtex e a medula.
Parte cortical - produz os hormônios: A. Aldosterona - diminui a diurese aumentando a pressão arterial. B.Cortisol - restaura o equilíbrio orgânico após o estresse físico mobilizando reservas energéticas, atuando também como anti-inflamatório e anti-alérgico natural.
Obs. Na doença de Addison se observa uma diminuição da atividade cortical resultando aumento da diurese com diminuição da pressão arterial.
Obs. Na doença de Cushing ocorre hiperfunção da camada cortical com paciente apresentando hipertensão, hiperglicemia e masculinização nas mulheres.
Parte medular - funcionando junto com o sistema nervoso simpático, produz a adrenalina e a noradrenalina que prepara o organismo para grandes esforços físicos.
6.Pâncreas endócrino- localizada na cavidade abdominal é uma glândula mista que pertence ao aparelho digestório e também ao sistema endócrino produzindo os hormônios: A. Insulina - impede níveis elevados de glicose no sangue, ou seja, retira o açúcar do sangue colocando nos tecidos (hipoglicemiante). B. Glucagon - impede níveis muito baixos de glicose no sangue, por isso, estimula o fígado a liberar glicose no sangue.
Obs. No diabetes mellitus, insulino dependente, ocorre glicosúria, poliúria e polidipsia com emagrecimento, desidratação e cansaço muscular.
7.Testículos - localizados na bolsa escrotal produz o hormônio testosterona que atua estimulando a produção de espermatozóides.
8.Ovários - localizados na cavidade pélvica que produz dois hormônios: o estrogênio que prepara o útero para a gravidez e a progesterona que mantém gravidez no primeiro trimestre.
9.Placenta - glândula provisória que produz os hormônios: A.Gonadotropina coriônica humana (HCG) - atua no ovário mantendo o corpo lúteo no primeiro trimestre segurando assim a gravidez nesse período. B.Estrogênio e progesterona - servem para manter a gravidez até o fim.
Obs. O hormônio gonadotrofina coriônica humana é o único exclusivo da gravidez, portanto, é o único teste que pode comprovar o estado gravídico.

AULA 8 - SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso é responsável por funções básicas importantes como o de comandar todas as atividades orgânicas, integrar sentidos e pensamentos, conjugar atividades conscientes e adaptar o organismo às condições ambientais.
Divisões do sistema nervoso
1.Divisão funcional do sistema nervoso:
A.Sistema nervoso autônomo ou visceral: apresenta atividades inconscientes e involuntárias que mantém o equilíbrio orgânico.
B.Sistema nervoso somático: apresenta atividades conscientes e voluntárias que relacionam o individuo ao ambiente em que vive.
2.Divisão anatômica do sistema nervoso:
Anatomicamente o sistema nervoso é dividido em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central está localizado exclusivamente dentro da cavidade craniana e do canal vertebral. O sistema nervoso periférico está localizado predominantemente fora da cavidade craniana e do canal vertebral.
O sistema nervoso central é dividido anatomicamente em:
A.Encéfalo é a parte do sistema nervoso central localizado na cavidade craniana.
B.Medula espinhal é a parte do sistema nervoso central localizado no canal vertebral.
O encéfalo apresenta anatomicamente seis partes:
1.Cerebelo - responsável em parte pelo equilíbrio estático e pela coordenação motora dos membros superiores e inferiores.
2.Bulbo - responsável em parte pelo controle cardiorrespiratório.
3.Ponte - responsável em parte pelos movimentos e sensibilidade da cabeça.
4.Mesencéfalo - responsável em parte pelos movimentos dos olhos e fornece dopamina ao cérebro.
5.Diencéfalo - responsável em parte pelos processos motivacionais primários (fome, sed e sexo) e emoções.
6.Telencéfalo - responsável por todos os movimentos corporais, sensibilidade e funções psíquicas superiores (memória, pensamento e raciocínio).
O telencéfalo é a parte mais desenvolvida do sistema nervoso central apresentando dois grandes hemisférios cerebrais unidos principalmente pelo corpo caloso.
A medula espinhal é a parte menos desenvolvida do sistema nervoso central sendo em parte responsável pelos movimentos e sensibilidade do pescoço, tronco e membros.
O cérebro é formado por duas partes: telencéfalo e diencéfalo e o tronco encefálico é formado por três partes: mesencéfalo, ponte e bulbo.
Cada hemisfério cerebral apresenta cinco lobos: 1.Lobo frontal - apresenta função motora. 2.Lobo parietal - apresenta função sensitiva para o tato, temperatura e dor. 3.Lobo temporal - apresenta função sensitiva para a audição. 4.Lobo occipital - apresenta função sensitiva para a visão. 5.Lobo ínsula - relaciona o aspecto emocional aos sentidos da audição, olfação e gustação, fazendo parte do sistema límbico.
Anatomicamente o sistema nervoso periférico e formado pelas seguintes estruturas:
1.Nervos: estruturas que unem o sistema nervoso central aos órgãos periféricos que tem a função de conduzir informações sensitivas (aferentes) e motoras (eferentes). Os nervos são de dois tipos:
A.Cranianos: em número de 12 pares que se prendem ao encéfalo.
B.Espinhais: em número de 31 pares que se prendem à medula espinhal.
Obs. A perda da capacidade de conduzir informações é chamada de neuropraxia.
Obs: Todos os nervos espinhais são mistos, ou seja, sensitivos e motores.
Nervos cranianos e seus componentes funcionais: 1ºPar: Nervo olfatório - é sensitivo para o olfato. 2ºPar: Nervo óptico - é sensitivo para a visão. 3ºPar: Nervo oculomotor - é motor para o globo ocular. 4ºPar: Nervo Troclear - é motor para o globo ocular. 5ºPar: Nervo trigêmeo - é misto (sensitivo para a pele da cabeça e motor para os músculos da mastigação). 6ºPar: Nervo abducente - é motor para o globo ocular. 7ºPar: Nervo facial - é misto (sensitivo para a gustação e motor para os músculos dérmicos da cabeça e pescoço). 8ºPar: Nervo vestibulococlear - é sensitivo para audição e equilíbrio. 9ºar: Nervo glossofaríngeo - é misto (sensitivo para a gustação e motor para a faringe). 10ºPar: Nervo vago - é misto (sensitivo e motor para as vísceras torácicas e abdominais).11ºPar: Nervo acessório - é motor para os músculos trapézio e esternocleidomastoideo. 12ºPar: Nervo Hipoglosso - é motor para a língua.
2.Gânglios nervosos: são as únicas estruturas do sistema nervoso periférico que apresenta corpos de neurônios. Os gânglios podem apresentar neurônios sensitivos ou motores.

3.Terminações nervosas: são modificações observadas na extremidade dos nervos em contato com os órgãos capazes de produzir impulso nervoso sensitivo. As terminações nervosas podem ser sensitivas ou motoras.